Pajuçara Eventos

Notícias

05/06/2013 - Quarta18h40

Beia Carvalho apresenta tendências da inovação

Beia Carvalho inicia palestra levando sua plateia a refletir sobre o papel da inovação.

Inovar ou morrer? Com esse questionamento Beia Carvalho iniciou a palestra na tarde desta quarta-feira (5), levando sua plateia a refletir sobre o papel da inovação e a importância de futurar. Presente em nosso dia-a-dia, a inovação precisa ser pensada, pois na inovação ordem e caos fazem parte do processo, porém entre ambas é preciso ter criatividade, pois a ordem é excludente e a criatividade é inclusiva.

“Quando a gente fica preso no passado, ou em nosso dia-a-dia,a gente só vê as mesmas velhas coisas, que todo mundo está vendo. Nossos instintos não querem inovar, nossos instintos querem o conforto das nossas velhas certezas”, explica  Beia.

Inovação gera algumas tendências que, por sua vez, geram produtos inovadores. Beia aponta essas tendências como meneiras de proporcionar a inovação. O compartilhamento é uma tendência “parruda”, pois ele é “bombado” pela tecnologia barata, fácil de usar e que permite a colaboração móvel e sustentável, isto é, permite a reutilização. Ela usa o caso do facebook, como exemplo de um projeto de inovação dentro da tendência do compartilhamento.

Pensar no futuro deve ser uma preocupação do presente, Beia sugere o termo ”futurar” para explicar melhor essa máxima. “Futurar é ser protagonista do futuro, é preciso criar criar um ambiente onde a imaginação possa fluir”, comenta Beia. A palestra é encerrada com provocações sobre a importância de se pensar a inovação para um mundo mais velho.

Beia conclui, a partir de projeções feitas sobre o mundo em 2050, que oportunidades de negócios precisam ser criadas, pois o que se descortina sobre o futuro da população mundial é uma nação mais velha, daí surge o termo 4ª idade, período da vida onde as pessoas vivem acima dos 85 anos e que no Brasil, a pirâmide etária começa a inverter e com isso, precisamos alinhar nossos produtos e serviços para essa perspectiva.

Fotos

Voltar

Rua Prof. Ângelo Neto, 113 - Farol

CEP: 57051-530 | Maceió-AL
Tel: (82) 3217-1111

Copyright 2010 © Pajuçara Eventos. Todos os direitos reservados.

2i9 MultiAgência